Art Blocks estreia mercado NFT com royalties de criador garantidos.

Art Blocks estreia mercado NFT com royalties de criador garantidos.
catalyststuff

A plataforma de arte generativo NFT agora possui um mercado secundário – e está considerando como incentivar colecionadores que pagam royalties.

Art Blocks tem liderado a carga para a arte generativa baseada em blockchain, mas as vendas secundárias de NFTs registradas até o momento em suas coleções, com valor superior a US$ 1,4 bilhão, ocorreram em plataformas externas. Mas isso pode não ser mais o caso no futuro, já que a empresa anunciou hoje o lançamento de sua própria plataforma secundária especializada.

Agora integrado ao site existente da Art Blocks, o mercado permite que colecionadores de arte naveguem pelos NFTs listados em todas as coleções existentes da Art Blocks, quer eles estejam listados nativamente na plataforma ou agregados de outras plataformas importantes como OpenSea e X2Y2.

O Art Blocks não cobra nenhuma taxa de plataforma para as negociações secundárias que ocorrem por meio de seu mercado, e as configurações de royalties especificadas pelos próprios artistas são totalmente respeitadas.

Essa é uma diferença distinta em relação a como os mercados de NFT Ethereum, como Blur e OpenSea, estão tratando os royalties dos criadores atualmente, tornando-os opcionais para os negociantes acima de um mínimo nominal de 0,5%. Um royalty é uma porcentagem do preço de venda secundário pago ao criador original e geralmente varia entre 5% e 10%.

Erick “Snowfro” Calderon, fundador e CEO da Art Blocks e criador da coleção “Chromie Squiggle”, tem sido enfático sobre a necessidade de royalties para os criadores no mundo NFT, bem como as medidas tomadas pelos líderes do mercado, como OpenSea, para reduzi-los. Ele disse que a tendência recente de royalties decrescentes está prejudicando a capacidade dos artistas de seguir a criação de arte digital como meio de vida.

“Estamos aqui para apoiar os artistas e suas práticas”, disse Calderon. “Quantos artistas desistiram de seus empregos para se tornarem artistas em tempo integral porque ficaram emocionados com a ideia de poder seguir essa carreira?”

 

Mas o que exatamente são Royalties?

Royalties são pagamentos feitos a um proprietário de um ativo intelectual, como um autor, músico, artista ou inventor, pelo direito de uso ou venda de sua criação. Esses pagamentos são geralmente uma porcentagem do preço de venda ou receita gerada pelo ativo intelectual e são pagos periodicamente ao proprietário do ativo intelectual. No contexto de NFTs, os royalties são uma porcentagem do preço de venda secundário pago ao criador original do NFT sempre que ele é revendido no mercado secundário. Isso permite que o criador do NFT continue a ser compensado pelo seu trabalho original, mesmo após a venda inicial do NFT.