O Instagram está desativando seus recursos de NFT

O Instagram está desativando seus recursos de NFT

Em 14 de março de 2023, o Instagram anunciou que encerraria seu trabalho em colecionáveis digitais (NFTs). Em um tópico do Twitter, Stephane Kasriel, líder de Comércio e FinTech na Meta, anunciou que os recursos que suportam os NFTs seriam desativados em toda a plataforma.

“Estamos analisando de perto o que priorizamos para aumentar nosso foco. Estamos reduzindo os colecionáveis digitais (NFTs) por enquanto para nos concentrarmos em outras maneiras de apoiar criadores, pessoas e empresas”, escreveu ele. Kasriel não ofereceu qualquer justificativa ou razão para a decisão, mas disse que criar oportunidades financeiras para criadores “continua sendo uma prioridade máxima”.

Representantes da Meta disseram ao nft agora que a empresa não tinha mais informações para compartilhar sobre a razão além do que Kasriel ofereceu em seus tweets. A empresa também não divulgou informações sobre quando exatamente os recursos seriam desativados, mas representantes disseram ao nft agora que as datas deveriam ser decididas nas próximas semanas.

No final das contas, a notícia foi um choque para muitos criadores na plataforma, especialmente porque a empresa lançou os recursos apenas nos últimos meses.

Cronograma de NFTs do Instagram

O Instagram começou a testar seus recursos de NFT com criadores selecionados em maio de 2022. No entanto, a maioria dos usuários só teve sua primeira experiência real com as integrações de NFT da plataforma em agosto do mesmo ano, quando a empresa habilitou os recursos para usuários em 100 países ao redor do mundo.

No entanto, na época, os recursos só permitiam que os usuários exibissem os NFTs que criaram ou coletaram. As funcionalidades principais de NFT da plataforma ainda não haviam sido adicionadas – ou seja, a capacidade dos usuários de criar, comprar e vender NFTs entre si.

Foi somente em novembro de 2022 que as coisas mudaram. Pouco antes do ano novo, o Instagram permitiu que um punhado de criadores começasse a vender NFTs na plataforma. Os artistas selecionados estavam esperançosos, acreditando que a mudança levaria a uma economia de criadores mais nova e mais justa.

“A comunidade NFT seria sábia em entender como estamos interligados às mídias sociais, […] acho que, com nossos poderes combinados, podemos criar um sistema mais sustentável para criativos que trabalham em comunidades on-line interconectadas”, disse Dave Krugman, um dos criadores selecionados para testar os recursos do mercado de NFTs do Instagram, ao nft agora na época.

Quando questionados sobre o que vem após as NFTs e como o Instagram planeja apoiar os criadores no futuro, representantes disseram que não tinham nenhuma atualização de produto para compartilhar. Em vez disso, eles apontaram para suas ofertas de monetização existentes como exemplos de onde estão investindo em criadores, o que inclui permitir que os criadores ganhem diretamente da Meta, através do apoio direto dos fãs e com parcerias de marcas.

Quando pressionados, o representante acrescentou que o Instagram planeja trazer anúncios para os reels do Instagram ainda este ano e mencionou outros projetos em andamento.

Especificamente, eles observaram que criadores elegíveis nos Estados Unidos no Facebook e Instagram podem receber presentes nos Reels de fãs que os compram diretamente usando Stars. Eles também observaram que eles escalaram assinaturas no Instagram para todos os criadores nos Estados Unidos.

É claro que essas ofertas de produtos fazem pouco para ajudar os criadores que não estão sediados nos Estados Unidos ou que estão nos Estados Unidos, mas não são elegíveis para os programas.

 

A comunidade Web3 responde

Quando a notícia foi divulgada, Krugman foi um dos primeiros criadores a responder. “Um movimento tão míope. A inclusão de colecionáveis digitais tem tanto potencial para ajudar os criadores a envolver suas comunidades e contrabalançar as armadilhas das economias baseadas em publicidade baseada em atenção. Vocês desistiram antes mesmo de começar. Uma verdadeira vergonha e desfazendo muito trabalho inteligente de pessoas incríveis lá”, escreveu ele.